Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) A cirurgia de prótese de silicone é uma das mais realizadas e procuras no cenário brasileiro. Porem, como em qualquer outro procedimento estético, têm-se questionamentos levantados.
Um dos assuntos mais comuns hoje citados nos consultórios é a vontade das pacientes de voltarem atrás em suas decisões e retirar as próteses de suas mamas, na maioria das vezes por falta de um acompanhamento profissional.
As cirurgiãs plásticas Dra. Maria Julia e Dra. Ana Borba, Ambas Graduadas em Medicina na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, são responsáveis pela clínica Lis Concept especializada em mamas, Esclarecem as verdades sobre o procedimento com intuito de desmentir alguns mitos e boatos.
O primeiro mito diz respeito á amamentação, o silicone não atrapalha, visto que ação é feita pelas glândulas mamárias e por estímulo hormonal. Anteriormente, com as próteses antigas, precisava-se efetuar a troca após 10 anos, mas hoje não é necessário, apenas por alguma complicação ou queixa estética, a exemplo da pós-amamentação.
“A principal causa da troca do implante é a contratura capsular, e isso acontece por uma contaminação durante a cirurgia. Com a técnica dos 14 pontos de segurança, que utilizamos na Lis Concpet, reduzimos a contaminação, reduzido as chances de contratura capsular e fazendo com que esse implante possa durar o máximo de tempo possível.”, afirma a Dra. Maria Julia Norton.
O grau de perdas na sensibilidade após a prótese introduzida é raro. O ideal é que a paciente esteja em boas condições de saúde e já tenha 18 anos pra cima, onde seu corpo terminou sua fase hormonal de crescimento e que a paciente com alguma doença grave evite o implante.
“Não é só uma questão de peso, é uma questão de saúde e de satisfação com o procedimento que será realizado”, adverte Ana Borba.
Não são todos os casos na qual a mamoplastia redutora terá o implante do silicone. Varia das expectativas da paciente e análises do cirurgião. O implante é seguro desde que procure um profissional de qualidade e confiança.
Seja o primeiro a comentar