Celebrando os 200 anos da Independência do Brasil, a Marinha promove até amanhã, 4, em Brasília, a Exposição da Independência. O público poderá ver equipamentos utilizados pelos Fuzileiros Navais e pelas atividades de apoio ao Programa Antártico Brasileiro (Proantar).
Entre estes equipamentos estão uma viatura Astros, com sistema de lançadores múltiplos de foguetes de artilharia; um Carro Lagarta Anfíbio -CLAnf, blindado de transporte de tropas; uma viatura SL CC SK-105 A2S, blindado de combate leve armado com um canhão; uma viatura Piranha, blindado sobre rodas 8×8; um Obuseiro Light Gun, canhão de longo alcance; e uma embarcação da Capitania Fluvial de Brasília, usada na fiscalização de lagos e rios.
A festividade está acontecendo no Estacionamento do Parque Ana Lídia, de 9h às 17h. Além disso, o público também poderá ver os veículos de operações do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Civil, do Departamento de Trânsito, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Federal e da Força Nacional.
Esquadra brasileira
Em novembro, a Marinha também vai lembrar o bicentenário da Esquadra, criada para enfrentar as forças navais portuguesas que se opunham à independência do Brasil, em 1822.
Em 10 de novembro daquele ano, o pavilhão nacional foi içado pela primeira vez em um navio de guerra brasileiro, a Nau Martim de Freitas, que depois passou a ser chamado de Nau Pedro I, o primeiro navio Capitânia da Esquadra.
Seja o primeiro a comentar