Depois de dois anos de suspensão diante da pandemia, a tradicional Festa do Morango retorna presencialmente e com novidades. A 26ª edição começa hoje, 2, e, durante dois fins de semana, vai promover o encontro entre produtores, extensionistas e o público para celebrar o auge da colheita da fruta, que tem em Brazlândia o seu principal palco. A festividade é organizada pela Associação Rural e Cultural Alexandre Gusmão (Arcag), e tem como parceiras a Emater-DF, a Administração Regional de Brazlândia e as secretarias de Agricultura (Seagri) e Turismo (Setur).
Brazlândia é responsável por produzir 90% da safra na capital federal. Ao todo, no DF, há 181 hectares de morango que produziram em 2021 oito mil toneladas da hortaliça, uma área bastante extensa tendo em vista que são 352 pequenos produtores rurais.
A grande estreia dessa edição vai acontecer no espaço da Morangolândia, que neste ano está maior. O visitante poderá provar e comprar não só a fruta como também alimentos derivados, doces, geleias, licores, sucos, bolos e tortas. Em vez do bolo quilométrico que era oferecido ao público nas edições anteriores, desta vez a organização decidiu preparar um bolo menor e distribuir aos participantes fatias conservadas em potes. Para as crianças, terá a sua disposição brinquedoteca, fazendinha e parquinho.
No sábado, 3, haverá a escolha da Rainha do Morango e o Dia de Campo Especial, que é o evento técnico voltado a estudantes, produtores e trabalhadores rurais, que querem aprender mais sobre a plantação de morango, organizado pela Emater-DF. No domingo, 4, haverá o Colha & Pague, momento em que o público visitará uma chácara no núcleo rural Rodeador e conhecerá detalhes da produção e cultivo da fruta.
O gerente da Emater Brazlândia Claudinei Machado ressalta que o festejo visa favorecer o produtor rural da região.
Segundo ele, a festa faz com que mais de 100 mil pessoas passem pelo local, trazendo giro de capital direto para esses produtores.
O evento retornará na quarta, 7, no feriado da Independência do país, com o Concurso de Receitas, no qual contará com a participação de moradores das áreas rurais de Brazlândia, que prepararão os pratos no dia do evento.
Em 9 e 10 de setembro, haverá a Exposição Agrícola, mostrando que nem só de morangos vive a produção rural de Brazlândia: a diversidade da região é destaque. No encerrada festa, no dia 11, último dia do evento, quem perdeu a visita do Colha & Pague terá uma segunda chance.
Shows
Dentre as atrações do evento, ocorrerão shows sertanejos. A abertura para o público será às 18h de hoje, 2, com o show do cantor Lucas Ferrari às 19h, seguido de Negão Chandom às 20h, Guilherme Silva às 21h e encerrando a noite a dupla Gino e Geno, às 23h.
Outras atrações musicais já estão confirmadas na Festa do Morango, Kleo Dibah, Di Propósito, Rick e Renner, Israel Novaes, Dalmir Junior, Pedro Paulo e Matheus, e Diego e Victor Hugo. Outras atrações também estão previstas com muito sertanejo e forró.
O evento ocorre no Incra 06 na Sede da Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), na BR-080, KM 13 – Brazlândia.
Seja o primeiro a comentar