Um levantamento feito pelo Ibope e encomendado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) em 2018, aponta que 14% da população brasileira se declara vegetariana, ou seja, exclui da dieta todos ou alguns alimentos de origem animal.
No entanto, mesmo sem consumir carnes e outros produtos de origem animal, é muito importante que a pessoa adepta do vegetarianismo ou do veganismo mantenha uma alimentação equilibrada e saudável. Por isso, é tão comum encontrarmos em restaurantes e mercados opções alternativas e receitas feitas exclusivamente com produtos vegetais.
Uma dessas receitas e também, uma das mais populares, é a carne de jaca, um ingrediente extremamente versátil que, se preparado corretamente, carrega a aparência e a textura semelhante ao frango.
Segundo Elaine Cristina Rosa, nutricionista da Clínica Simone Neri, a jaca pode ser consumida de diferentes formas e até mesmo o seu caroço pode ser aproveitado.
“A forma mais comum de consumir a jaca é in natura, mas pode também ser consumida em forma de geleias, compotas, xaropes, sucos, salada de frutas, moqueca, recheios de tortas, salgadinhos e farofa. O caroço também pode ser aproveitado e consumido como chips e tira-gosto”, recomenda a nutricionista.
A profissional ainda destaca que a fruta pode ser congelada por até três meses. “Basta cozinhar em grande quantidade, escorrer, deixar esfriar e, pronto, congelar para ter sempre”, afirma.
Como fazer carne de jaca?
Se você já cortou uma jaca, sabe que esse não é um dos procedimentos mais fáceis da culinária. Isso porque, ao ser cortada, a fruta libera um tipo de goma pegajosa que gruda em tudo, em utensílios da cozinha e até em suas próprias mãos.
Por isso, o primeiro passo é lavar a jaca por fora com uma escovinha na pia e, depois, passar óleo de cozinha em tudo que poderá entrar em contato com a fruta, como a faca, a tábua, a parte de dentro da panela de pressão e suas mãos.
Agora, corte a jaca em rodelas de aproximadamente dois dedos de espessura. Depois, coloque para cozinhar na panela de pressão por 40 minutos cobrindo a jaca com água. Depois de cozida, é só retirar as sementes da fruta e desfiar a massa entre a casca e as sementes. Por ser fibrosa, a jaca vai parecer um frango desfiado. Por fim, é só preparar a carne com o tempero de sua preferência!
Benefícios da jaca
Nativa da Índia e muito popular entre os brasileiros, a jaca é a maior fruta comestível do mundo, de acordo com um estudo da Universidade de Sri Jayawardenapura, no Sri Lanka. Além disso, segundo a nutricionista Elaine, ela é rica em nutrientes.
“A jaca é bastante fibrosa, ou seja, ótima para o intestino por conter muitas fibras. Ela possui também grande quantidade de vitaminas e minerais, como vitaminas A, C, E, vitaminas do complexo B, ferro, cálcio, iodo, cobre e fósforo”, detalha a nutricionista.
Por conta de suas propriedades, a jaca pode fornecer vários benefícios ao organismo, como:
-Equilíbrio da flora intestinal;
-Ajudar na contração muscular;
-Promover a liberação de hormônios;
-Estimular a alimentação de praticantes de atividade física;
-Prevenir doenças oculares;
-Fortalecer o sistema imunológico.
Carne de jaca substitui carne animal?
Apesar de rica em nutrientes e similar à carne de origem animal, a jaca não fornece todos os componentes necessários para substituir a carne animal na alimentação, como as proteínas e a vitamina B12.
“Devido às suas fibras e à sua consistência, a jaca é ótima para dar sabor e aspecto de carne às preparações, mas o vegano deve procurar outras formas de obter a proteína e a vitamina B12, como a suplementação orientada e prescrita conforme a necessidade de cada um. Isso deve ser feito por profissional nutricionista, nutrólogo ou médico”, alerta Elaine.
Seja o primeiro a comentar