Após anos de espera e reivindicação, a tão esperada entrega do Túnel de Taguatinga à população está mais perto do que nunca. Inicialmente, os serviços estavam previstos para serem entregues no dia 30 de junho, mas as obras foram prorrogadas até 31 de outubro, data limite para conclusão. Segundo o último balanço da Secretaria de Obras do Governo do Distrito Federal, já foram executados 78% dos serviços.
Na últiima quinta, 25, o administrador Regional de Taguatinga, Ezequias Pereira da Silva, esteve no local juntamente com empresários, lideranças comunitárias e técnicos em educação para acompanharem o andamento dos serviços executados. Ezequias destaca a importância da finalização das obras para os moradores de Taguatinga. “O Túnel de Taguatinga é um sonho de 30 anos dos moradores que finalmente será realidade,garantindo mais segurança e racionalidade ao trânsito na área central da metrópole”, frisa.
O Túnel de Taguatinga, a maior obra de mobilidade social em execução no Brasil, com investimentos superiores a R$ 275 milhões, fará a ligação de um entroncamento rodoviário que interliga o Plano Piloto, Taguatinga, Samambaia e Ceilândia, dentre outras cidades satélites.
No total, a obra terá uma extensão de 1.070 metros, sendo que, destes, 830 metros serão de área coberta. De acordo com os engenheiros responsáveis pelo projeto, já foram utilizados 90 mil metros cúbicos de concreto, referentes a dois campos de futebol.
Diariamente, mais de 100 mil veículos circulam no centro de Taguatinga, número que gera engarrafamentos extensos e acidentes de trânsito no local. Com a finalização do túnel, o tráfego será otimizado, além de trazer mais conforto e segurança aos motoristas.
Além disso, depois que a obra for finalizada, o Taguatinga Centro passará por um novo processo de mudanças. Os moradores locais serão contemplados com um ambiente repaginado e transformado em Boulevard.
Acompanhe como estão as obras do túnel nas fotos de Getúlio Romão clicando aqui
Seja o primeiro a comentar