Mesmo ainda enfrentando o cenário de guerra instaurado há 6 meses, o campeonato de futebol ucraniano foi retomado nesta semana. Shakhtar Donetsk e Metalist 1925 empataram em 0 a 0 no vazio Estádio Olímpico de Kiev nesta terça, 23.
Os jogos da estreia da nova temporada foram marcados para coincidir com o Dia da Bandeira Nacional da Ucrânia e fornecer mais uma demonstração de resistência do país com a invasão russa.
O campeonato também voltou dentro de um cenário em que a Embaixada dos Estados Unidos na capital alertou sobre a possibilidade de novos ataques russos à Ucrânia, e Kiev proibiu celebrações públicas na capital no aniversário da independência do regime soviético hoje, 24.
Após meses sem atividades, esse foi o primeiro jogo das duas equipes e embora houvesse sinais óbvios de falta de ritmo, ambos os times proporcionaram uma partida divertida em que o Shakhtar esteve mais perto de vencer quando Mykhailo Mudryk acertou o travessão.
Felizmente, a partida não foi paralisada por sirenes de ataque aéreo, ainda uma ocorrência diária.
A situação é tão triste que em alguns lugares com abrigos antibombas serão usados para jogos do campeonato. A entrada de torcida segue suspensa principalmente na capital Kiev.
O retorno da liga local de 16 equipes é uma forma de trazer certo alívio e conforto por pelo menos 90 minutos da violência e devastação de uma guerra que a Rússia chama de “operação especial”.
Seja o primeiro a comentar