Brasil atinge altas temperaturas recordes em julho nos últimos 61 anos

Marcado pela queda de temperatura e até mesmo, a presença de neve em alguns locais, o inverno deste ano surpreendeu com um cenário incomum. Os termômetros brasileiros registraram um mês quente com as temperaturas mais altas dos últimos 61 anos.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura média do mês de julho chegou a 22,8ºC, um aumento de 0,82 grau acima da média histórica registrada em 2015, tornando julho de 2022 o mês mais quente do registrado na história do Brasil para o período.

A meteorologista do Inmet Danielle Barros alega que, nos últimos anos, o país tem registrado invernos mais quentes. “A gente está tendo invernos mais quentes, principalmente nos últimos 10 anos. Essa situação pode ser influenciada pela persistência de massas de ar quente sobre a região central. Também há o aumento nas áreas mais desmatadas que estão levando pouca chuva para região central nessa época do ano”, afirmou.

Porém, esse evento também foi notado em outros locais espalhados pelo mundo.  A Agência Estatal de Meteorologia da Espanha, por exemplo, que fica no lado norte do hemisfério terrestre, também registrou recorde em julho ao atingir uma temperatura média de 25,6°C. Os países do Hemisfério Norte estão no verão.

O Reino Unido também registrou a temperatura mais alta de sua história. Segundo o serviço nacional de meteorologia do Reino Unido, os termômetros de Londres marcaram 40,2ºC.

Para agosto, a meteorologista também estima altas temperaturas.

FONTE: EBC

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*