Caminhar poucos minutos após a refeição pode ajudar a reduzir a glicemia

Praticar atividade física para melhora a saúde e o bem-estar não é uma novidade. Cientistas também já apontaram que fazer 15 minutos de caminhada após uma refeição pode reduzir os níveis de açúcar no sangue. Porém, um novo estudo indica que mesmo poucos minutos de caminhada podem ser benéficos para a saúde.

Essa foi uma meta-análise publicada na revista Sports Medicine. Os estudiosos avaliaram os resultados de sete estudos que compararam os efeitos de ficar na posição sentada com os de ficar em pé ou de caminhar sobre medições de saúde cardíaca, níveis de insulina e açúcar no sangue.

De acordo com eles, uma caminhada leve, de apenas dois a cinco minutos, impactou bastante na moderação dos níveis de açúcar no sangue. Consequentemente, o hábito pode ajudar a prevenir diabetes tipo 2.

Como o estudo foi feito?
A meta-análise foi realizada através da avaliação de sete estudos: em cinco deles, nenhum dos participantes tinha pré-diabetes ou diabetes tipo 2. Os dois estudos restantes analisaram pessoas com e sem essas doenças. Os pesquisadores pediram para que os participantes ficassem em pé ou caminhassem entre dois a cinco minutos a cada 20 a 30 minutos ao longo de um dia inteiro.

Todos os estudos analisados mostraram que poucos minutos de caminhada leve após uma refeição podem melhorar significativamente os níveis de açúcar no sangue em comparação com sentar-se no sofá ou em uma mesa de trabalho.

Ficar em pé também ajudou a baixar os níveis de açúcar no sangue, embora não tanto quanto a caminhada leve. Isso acontece porque a caminhada requer um envolvimento mais ativo dos músculos. Além disso, o organismo gasta a energia provinda dos alimentos consumidos na refeição em um momento em que ela está em abundância na corrente sanguínea.

Um dos autores do artigo, Aidan Buffey, estudante de pós-graduação na Universidade de Limerick, disse, em entrevista ao The New York Times, que minicaminhadas de dois ou três minutos são uma boa alternativa durante a jornada de trabalho. “As pessoas não vão se levantar e correr numa esteira ou pelo escritório”, afirmou. Mas podem, em sua opinião, tomar um café ou dar um passeio pelo corredor.

Já para quem está em home office, a sugestão de Buffey é fazer uma caminhada pelo quarteirão após o almoço ou entre reuniões virtuais. Ou, então, levar o pet para passear nesse período. Já para quem não consegue tirar esses poucos minutos para caminhar, vale ficar um pouco em pé também.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*