Após firmar acordo, primeiro carregamento de grãos deixa o porto de Odessa

Um navio carregado com grãos ucranianos zarpou do porto de Odessa nesta segunda, 1, no primeiro envio de grãos que faz parte de um acordo para desbloquear os portos do Mar Negro da Ucrânia, disse o ministro da Infraestrutura da Ucrânia, Oleksandr Kubrakov.

“O primeiro carregamento de grãos desde a #AgressãoRussa deixou o porto. Isso ocorre por causa da ajuda de todos os nossos países parceiros e da ONU, conseguimos implementar plenamente o acordo assinado em Istambul”, escreveu o ministro no Twitter.

Ucrânia, Rússia, Turquia e a ONU firmaram um pacto para promover a exportação segura de grãos dos portos ucranianos no Mar Negro, que foram bloqueados depois que Moscou iniciou a guerra no país há mais de 5 meses.

“A mudança garantirá pelo menos US$ 1 bilhão em divisas para a economia e uma chance do setor agrícola de planejar a semeadura do próximo ano”, disse Kubrakov em um comunicado separado divulgado pelo seu ministério.

“Além disso, há mais 16 navios aguardando sua hora. Estes são os navios que foram bloqueados desde o início da invasão russa”, disse ele.

O Kremlin elogiou a notícia sobre: “muito positiva”. O navio Razoni, de bandeira de Serra Leoa, zarpou de Odessa com uma carga de milho, com destino a Beirute, no Líbano.

*É proibida a reprodução deste conteúdo
FONTE: EBC

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*