Implementação da Carteira de Identidade Nacional não tem data prevista no DF

Os brasileiros já podem emitir a nova carteira de identidade, chamada de Carteira de Identidade Nacional (CIN), a partir de hoje, 26. O novo documento, único e válido em todo o Brasil, irá dispensar o RG e apenas o CPF será considerado como registro geral. As primeiras carteiras serão emitidas no Rio Grande do Sul e depois no Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná, sem previsão nos demais estados.

A mudança segue o Decreto nº 10.977/2022 e visa unificar o número do documento no país, uma vez que cada unidade federativa pode emitir o documento, e assim um único cidadão pode ter até 27 números de RG no Brasil.

De acordo com o Instituto de Identificação do Departamento de Polícia Técnica da Polícia Civil do Distrito Federal (II/DPT/PCDF), o prazo para a emissão na capital federal ainda não foi estabelecida.

A Receita Federal destaca que somente os brasileiros com o CPF regularizado poderão solicitar a nova emissão. Quem não possuir o documento ou estiver com informações erradas deve recorrer aos canais de atendimento da Receita para resolver a situação.

Vale ressaltar que o RG atual ainda é válido por 10 anos. A Receita acrescenta que haverá validações biográficas e biométricas antes da emissão da carteira. Em breve, os próprios órgãos de identificação civil farão novas inscrições e atualizações no CPF.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*