A Defesa Civil Nacional reconheceu como em situação de emergência mais 14 cidades atingidas por desastres naturais. A portaria com a mudança foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda, 25.
Do montante, oito municípios, todos de Pernambuco – Barreiros, Belém de Maria, Calçado, Capoeiras, Ibirajuba, Jupi, Lagoa de Gatos e São João – foram afetados por fortes tempestades. Já Coari, no Amazonas, e Curitibanos, em Santa Catarina, registraram inundações, enquanto Barros Cassal, no Rio Grande do Sul, foi atingida por enxurradas. Além disso, Tanhaçu, na Bahia, Deputado Irapuan Pinheiro, no Ceará, e Coronel Ezequiel, no Rio Grande do Norte, estão enfrentando um período de seca.
Recursos federais
Os municípios afetados podem solicitar ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) recursos para reestabelecer serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.
O pedido pode ser realizado por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Depois da aprovação com base na avaliação, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados.
Seja o primeiro a comentar