Exportações da China aumentam e passam por cenário otimista na economia

As exportações chinesas tiveram um aumento rápido em cinco meses, após a recuperação econômica das fábricas que estavam com duas atividades suspensas diante dos lockdowns contra a Covid-19. Em contrapartida, uma desaceleração nas importações, novos surtos de vírus e a piora do cenário global indicam um cenário pessimista para a economia chinesa.

Estudiosos afirmam que a recuperação das exportações é fruto do abrandamento das interrupções da cadeia de abastecimento e do congestionamento dos portos que prejudicaram a economia na primavera, quando o governo exigiu a volta dos lokdowns generalizados.

A alfândega aponta que as exportações, em junho, cresceram 17,9% em comparação com o mesmo período de 2021, sendo o aumento mais rápido desde janeiro, em relação a um ganho de 16,9% visto em maio e muito acima da expectativa de aumento de 12%

As exportações de automóveis foram o destaque para essa mudança. A China exportou 248 mil veículos em junho, 30,5% a mais do que no mesmo período de 2021.

Mas, os especialistas alegam que esse patamar das exportações provavelmente desaparecerá conforme o aumento das taxas de juros globais para tentar conter a inflação.

Além disso, os riscos de novas medidas restritivas contra a pandemia também cercam as empresas e as famílias, enquanto a guerra da Ucrânia criou um clima tenso sobre as cadeias de abastecimento mundiais e elevou os custos operacionais dos exportadores.

Diante das flexibilizações, a economia da China começou a recuperar alguma tração no mês passado. Dados oficiais apontam que a atividade industrial do país melhorou em junho, depois de enfrentar três meses de queda, enquanto o setor de serviços apresentou uma recuperação impressionante.

O abrandamento das importações, entretanto, levantou questões sobre a força da recuperação.

As importações cresceram somente 1% em junho em relação ao mesmo período do ano anterior, diminuindo o ritmo em relação ao ganho de 4,1% de maio, impulsionadas pelo declínio das importações de commodities e pelo consumo interno moderado em meio aos lockdowns. A expectativa de analistas era de um aumento de 3,9%.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.
FONTE: EBC

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*