O deslizamento da geleira nos Alpes italianos no último domingo, 3, deixou pelo menos sete mortos. Oito das pessoas desaparecidas foram encontradas com segurança, informou a mídia italiana nesta terça, 5, trazendo certo alívio para as equipes de resgate em busca de sobreviventes.
O avalanche aconteceu na Marmolada, que a mais de 3.300 metros é o pico mais alto das Dolomitas, uma cordilheira nos Alpes orientais italianos que abrange as regiões de Trento e Veneto.
Grande parte da Itália está passando por ondas de calor no início do verão, com isso estudiosos acreditam que as mudanças climáticas estão possam ter causado a tragédia.
Com o pico ainda instável, os socorristas têm usado drones e helicópteros para procurar vítimas ou tentar localizá-las por meio de sinais de celular. Foram achados restos mortais ou equipamentos de alpinismo em três ou quatro locais hoje.
A Marmolada permanecerá fechada para turistas por ora para permitir a operação das equipes de resgate, afirmou Giovanni Bernard, prefeito de Canazei.
Seja o primeiro a comentar