GDF monitora possíveis casos de varíola dos macacos

O Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde (Cieves) da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) observa os dois primeiros casos suspeitos de Monkeypox, varíola dos macacos, no Distrito Federal. Os pacientes estão isolados em suas casas aguardando o resultado do exame que vai confirmar ou descartar a contaminação pela doença. O serviço de vigilância faz o acompanhamento diário do estado de saúde dos pacientes. Visando diminuir as chances de disseminação da doença, a Secretaria espalhou nota técnica aos profissionais de saúde das redes pública e privada com orientações para tratamento e manejo da doença.

A SES orienta que na unidade de saúde os pacientes suspeitos sejam mantidos em área separada até receber atendimento, e usar máscara cirúrgica desde o momento em que forem identificados na triagem para depois serem isolados o quanto antes.

Caso o paciente esteja estável, não será necessária a internação, podendo ficar em seu domicílio. As amostras coletadas devem ser enviadas ao Laboratório Central (Lacen) da Secretaria de Saúde. Todos os casos suspeitos devem ser notificados em até 24 horas pela redes pública ou privada de saúde ao Cieves pelo (61) 99145-9439 e pelo email notificadf@gmail.com.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*