Rivais somente no futebol, o Brasil e a Argentina finalizaram a transação de um acordo para reconhecerem mutuamente as normas de segurança de veículos. O anúncio aconteceu nesta quinta, 30, por meio dos ministérios da Economia, da Infraestrutura e das Relações Exteriores. O acordo será assinado em julho por autoridades dos dois países.
A decisão permitirá que os órgãos máximos de trânsito atestem a conformidade dos veículos a normas de segurança e liberem a circulação no país. Com o acordo, o território brasileiro reconhecerá um modelo de veículo produzido na Argentina, e o país vizinho fará o mesmo em relação ao Brasil.
Tal assinatura facilitará o comércio de veículos entre Brasil e Argentina, reduzindo custos e prazos.
O governo brasileiro reconhecerá a Licença para Configuração de Modelo emitida pelo Ministério de Desenvolvimento Produtivo da Argentina. O país vizinho reconhecerá o Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito, emitido pela Secretaria Nacional de Trânsito, do Ministério da Infraestrutura brasileiro.
Inicialmente, o novo acordo vai suprir aproximadamente 80% dos itens de segurança de veículos leves de passageiro e leves de carga (categorias M1 e N1, respectivamente). Para o futuro, é aguardada a extensão de itens e a inclusão de novas categorias de veículos, como ônibus e caminhões. Autoridades de ambas as nações desejam também ampliar o acordo às autopeças.
Seja o primeiro a comentar