Diariamente, a Covid-19 mata duas crianças menores de 5 anos no Brasil

A Covid-19 matou duas crianças menores de 5 anos de idade, por dia, no Brasil, desde o começo da crise sanitária mundial. No total, 599 crianças nessa faixa etária morreram pela doença em 2020. No ano passado, esse número saltou para 840 quando a população enfrentou os piores momentos da doença. Nos dois primeiros ano do surto sanitário, 1.439 crianças brasileiras de até 5 anos morreram por causa do coronavírus. Quase metade dessas mortes foi registrada na região Nordeste.

Um levantamento preliminar do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde mostra que a média de duas mortes diárias se mantém em 2022. Entre janeiro e 13 de junho de 2022, o Brasil registrou 291 mortes por Covid-19 entre crianças menores de 5 anos.

Os dados de 2020 e 2021, coletados no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e revisados pelo Ministério da Saúde e secretarias estaduais e municipais de Saúde, foram avaliados pelos coordenadores do Observatório de Saúde na Infância – Observa Infância, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Cristiano Boccolini e Patricia Boccolini.

Vulnerabilidade
O estudo sobre o cenário nos dois primeiros anos da pandemia no Brasil aponta que crianças de 29 dias a 1 ano de vida são as mais vulneráveis.

Patricia Boccolini ressaltou que é necessário otimizar os processos que levem à vacinação desse público. “É preciso levar a proteção vacinal a esse público, especialmente de 6 meses a 3 anos. A cada dia que passamos sem vacina contra Covid-19 para menores de 5 anos, o Brasil perde duas crianças”, afirmou.

Cristiano Boccolini alega que os dados se referem a óbitos infantis em que a doença foi registrada como causa básica e àqueles em que a doença é uma das causas da morte, ou seja, a contaminação piorou o quadro de risco preexistente ou esteve associada à causa principal de óbito.

Mundo
Os pesquisadores notaram que em relação ao mundo nem todas as nações registraram os óbitos por Covid-19 com informações por faixa etária. Até junho de 2022, dados coletados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em 91 países mostrara, que a doença foi a causa básica de óbito de 5.376 crianças menores de 5 anos no mundo.

O Brasil aponta cerca de 1 em cada 5 dessas mortes, avalia o Observa Infância.

As evidências científicas trabalhadas são resultado de investigações desenvolvidas pelos pesquisadores no âmbito do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fiocruz e da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP), do Centro Arthur de Sá Earp Neto (Unifase).

Os estudos feitos foram viabilizados com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Bill e Melinda Gates.

FONTE: EBC

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*