Todos os brasilienses poderão receber a vacina contra a influenza a partir de hoje, 27. A Secretaria de Saúde (SES) conta com um estoque de mais de 500 mil doses do imunizante, aplicado em 111 unidades básicas de saúde (UBSs) do Distrito Federal.
“É crucial que todos procurem se vacinar, pois no fim do ano passado tivemos um surto de influenza em todo o país. A vacina deste ano já traz a proteção contra o vírus que circulou em 2021”, disse o subsecretário de Vigilância em Saúde, Divino Valero.
A Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza começou no início de abril, apenas para grupos prioritários, como idosos, professores e crianças de seis meses a cinco anos. Porém, a meta de vacinar pelo menos 90% das 1.086.547 pessoas desses grupos não foi atingida: entre pessoas com mais de 60 anos, foi alcançada a maior cobertura vacinal, 63% , enquanto o público formado pelas gestantes registrou percentual de comparecimento de 28,8%.
Diante do cenário, a secretaria almeja intensificar a cobertura vacinal em toda a população da capital federal no início do inverno, período de aumento do número de casos. A campanha de vacinação seguirá até o fim do estoque de imunizantes.
Seja o primeiro a comentar