Os amantes de leitura já podem se preparar para dez dias de celebração aos livros. Assim sempre foi e assim promete ser a tradicional Feira do Livro de Brasília (FeLiB), que este ano passa pela sua 36ª edição entre os dias 17 e 26 de junho abraçando o tema “O Quadrado, O Quadradinho e a Leitura…Sempre em Frente”. O evento, sediado no Complexo Cultural da República, é uma proposta do Instituto de Produção Socioeducativo e Cultural Brasileiro (IPCB), com fomento da Secretaria de Turismo e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec).
“Queremos reaquecer o mercado de eventos no DF, que estava parado durante esses últimos anos de pandemia e a FeLiB é um deles, que faz parte de um segmento da cultura que movimentou em 2021 mais de R$ 2 milhões, gerando emprego e renda”, destaca o secretário de Turismo, William Frederico Carneiro de Almeida.
A inauguração da feira aconteceu nesta sexta, 17, e teve a presença de repentistas, contadores de histórias, leituras dramáticas e música. Espera-se que 80 mil amantes da leitura passem pela “Cidade da Leitura” durante estes dez dias do encontro para acompanharem as novidades literárias apresentadas por expositores locais e nacionais, além de palestras, rodas de leitura, apresentações culturais e ações educativas. Deste número, aguarda-se oito mil estudantes de 14 regionais de ensino da Secretaria de Educação.
Entre os grandes homenageados deste ano estão o ilustrador e escritor brasiliense Roger Mello, o artista visual e ex-diretor da Biblioteca Nacional Antônio Miranda, além do programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa Mala do Livro, que há mais de três décadas garante acesso a milhares de leitores no DF.
Renovação
O encontro desse ano vem recheado de novidades: três eixos de curadoria que relacionam a leitura com ambiente familiar, escolar e autoral. Para isso, foram fundados espaços como Praça Família + Leitora, Sesc Vitrine Literária, Quadrinho + Autoral, Beco dos Quadrinhos e Espaço Casa do Cordel, estes três últimos voltados à exposição de HQs, xilogravuras, sessões de autógrafos e lançamentos literários.
Composto por quatro carretas, o Território Senac irá promover atividades e oficinas de informática, gastronomia, beleza e moda. Já o Detran-DF, fará da FeLiB uma cidade orientada para promover a conscientização e a educação para o trânsito. E o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) trará um momento de educação patrimonial.
Fundação
Criada em 1982, a Feira do Livro de Brasília celebra 40 anos de existência com 36 edições realizada, sendo um dos eventos culturais da capital federal de maior existência. A fundação veio por meio de um grupo de livreiros, educadores e bibliotecários que pretendiam desenvolver a cultura literária no DF. Desde 2002, faz parte do calendário oficial de eventos do DF, tendo recebido renomados escritores como Jorge Amado, Ana Maria Machado, Ariano Suassuna, Moacyr Scliar,entre outros.
“A Feira está na história de leitura da nossa capital nacional, onde personalidades da literatura do país trouxeram uma grande contribuição para o enriquecimento do patrimônio cultural brasileiro”, diz o diretor de projetos e conteúdo da FeLiB, Thelmo Martins.
Seja o primeiro a comentar