Zoológico de Brasília acolhe Rondon, um macho de cachorro-do-mato-vinagre

A Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) adotou um cachorro-do-mato-vinagre macho de 1 ano e meio, depois de receber a recomendação do programa de conservação da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A espécie do animal sofre ameaça de extinção e sua população na natureza é menor que 10 mil indivíduos.

O cachorro-do-mato foi batizado de Rondon. Ele foi resgatado no estado de Mato Grosso (MT) e foi transportado gratuitamente de Cuiabá (MT) para Brasília pela Latam Cargo, por meio do programa Avião Solidário.

Desembarcando nesta quarta, 15, ele foi recebido pela equipe de fauna do Aeroporto de Brasília e técnicos do Zoológico de Brasília na área de animais vivos do Terminal de Cargas.

Rondon será companheiro de Xingu, macho adulto da mesma espécie que chegou em Brasília em 2017. Por se tratar de uma espécie de hábito gregário, ou seja, que vive em grupos, a aproximação dos dois indivíduos é fundamental para a saúde de ambos.

Ele passará por uma série de exames clínicos e comportamentais necessários. Depois disso, será submetido a uma aproximação com seu novo companheiro.

Avião Solidário
O programa Avião Solidário realiza trabalhos há mais de uma década e é um dos mais importantes do Grupo Latam no contexto da sua estratégia de sustentabilidade. O programa coloca à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a malha da Latam para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais.

No Brasil, o Avião Solidário já decolou para apoiar a conservação de mais de 4.600 animais de várias espécies, especialmente as ameaçadas de extinção. Apenas neste ano, já foram transportados 120 animais silvestres.

*Com informações do Zoológico de Brasília

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*