Concretagem no trecho inicial do Túnel de Taguatinga foi finalizada

As obras no Túnel de Taguatinga continuam a todo vapor e já está pronta a impermeabilização das lajes externas no seu trecho inicial, que vai do emboque até a passarela do metrô. Os operários agora focam esforços em proteger a manta asfáltica com aplicação de concreto. A cobertura do percurso no sentido Brasília – Ceilândia já foi finalizada. Na direção oposta, a obra deve ser encerrada até a próxima segunda, 13.

A grossa camada de concreto que resguarda a manta é chamada de proteção mecânica. Com cerca de 19 centímetros de espessura, ela assegura a integridade da impermeabilização

A tinta asfáltica impede que haja a penetração de raízes em estruturas de concreto, que contará com projeto de arborização. “A pintura começa a ser feita na próxima semana”, informa Antônio Carlos engenheiro civil fiscal da obra. “Por cima dela, colocaremos uma camada de 20 cm de pó de pedra. E então as lajes externas estarão prontas para o aterro”.

O piso superior do túnel terá 160 mil m³ de terra, fruto da própria abertura da passagem subterrânea, devido à técnica de escavação invertida. Durante esse procedimento, a matéria-prima disponível para reuso tem sido armazenada no 3° Distrito do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), bem próximo ao canteiro de obra.

O Túnel de Taguatinga é definido como a maior obra viária em execução no Brasil e contemplará mais de 137 mil motoristas diariamente. O investimento é de R$ 275 milhões.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*