Milhões de pessoas podem morrer de fome no mundo devido ao bloqueio russo

O mandatário ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, afirmou que milhões de pessoas podem morrer de fome devido ao bloqueio russo aos portos da Ucrânia do Mar Negro, que, de acordo com ele, deixou os países perto de uma rígida crise alimentar.

A Rússia tomou conta de uma grande porcentagem da costa da Ucrânia, bloqueando as exportações agrícolas e aumentando o custo dos grãos.

Zelenskiy disse que o país não tem capacidade para vender grandes quantidades de trigo, milho, óleo vegetal e outros produtos que exerciam um “papel estabilizador no mercado global”.

A Ucrânia e o Ocidente acusam a Rússia de utilizar suprimentos de alimentos como arma de guerra. Moscou afirmou que as minas explosivas impostas pela Ucrânia, no mar, e as sanções internacionais contra Moscou são as culpadas.

Kiev manda seus insumos por meio de portos marítimos, porém desde o começo da guerra foi obrigada a enviar os grãos de trem pela fronteira ocidental da Ucrânia ou por pequenos portos do Rio Danúbio.

Zelenskiy, que foi incluído na lista das 100 pessoas mais influentes de 2022 da revista Time, agradeceu ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, por “unir o mundo livre quando a ameaça russa surgiu”.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.
FONTE: EBC

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*