A acidificação capilar é um processo realizado nos cabelos que promove o equilíbrio do pH dos fios. “O pH natural do cabelo é levemente ácido, com um valor entre 4,5 e 5,5”, explica a tricologista Viviane Coutinho, membro-docente da Academia Brasileira de Tricologia (ABT). Alguns fatores externos podem intensificar o pH do cabelo, deixando os fios mais alcalinos e, consequentemente, com maior aspecto poroso.
Para que serve a acidificação capilar?
A acidificação capilar é uma forma de trazer de volta o pH natural do cabelo, intensificando a absorção de nutrientes e de outras vitaminas importantes para a saúde capilar, deixando os fios mais fortes e resistentes.
“A acidificação promove brilho, um aspecto mais saudável e retira a porosidade dos fios”, acrescenta Viviane. “O tratamento é um meio de alinhar as cutículas capilares, deixando o cabelo mais emoliente e protegido contra agressões externas”, completa.
Como saber que o cabelo está precisando de acidificação
O cabelo alcalino apresenta características próprias que podem ser identificadas tanto em casa quanto em um salão de beleza. Alguns sinais típicos do cabelo poroso, segundo as tricologistas, são:
Dificuldade de desembaraçar os cabelos;
Fios ásperos;
Falta de brilho e emoliência;
Rápida absorção da água (seca muito rápido);
Quebras;
Afinamento capilar.
Benefícios da acidificação capilar
Os benefícios da acidificação capilar são vinculados à função do tratamento: “reequilibrar o pH, proteger o cabelo contra agressões e trazer emoliência, brilho, menor porosidade e facilidade no desembaraçar, além de evitar a quebra capilar”, elenca a tricologista Viviane.
A dermatologista e tricologista Ana Carina Junqueira, especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e em tricologia pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, diz que a acidificação ajuda a deixar os cabelos mais saudáveis. “Isso porque o tratamento fecha as cutículas dos fios, fazendo com que eles consigam reter a hidratação e o nutriente por mais tempo”.
A acidificação é indicada para quais tipos de cabelo?
Segundo as especialistas, a acidificação é indicada para todos os tipos de cabelo, independente da estrutura (liso, ondulado, cacheado ou crespo).
Principalmente cabelos quimicamente tratados, como é o caso da progressiva, tendem a ser mais porosos e ter menos brilho.
Como fazer acidificação capilar?
A acidificação capilar é um tratamento oferecido por salões de beleza, mas também pode ser incluída na rotina capilar caseira. Isso porque, atualmente, existem produtos voltados especificamente para regular o pH dos fios, deixando-os menos porosos e mais brilhosos.
Para acertar na escolha, busque por rótulos que indiquem a ação acidificadora. “Normalmente, os produtos para acidificação capilar possuem formato de creme e devem ser usados depois do shampoo e antes da máscara capilar e do condicionador”, explica Ana Carina.
Seja o primeiro a comentar