A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e Sarampo será encerrada nesta sexta, 3. O público-alvo dessa fase inclui idosos, trabalhadores da área de saúde, crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes e puérperas, indígenas, professores e pessoas com comorbidades.
O Ministério da Saúde pretende vacinar aproximadamente 38 mil unidades básicas de saúde (UBS), 90% do público-alvo que corresponde a 76,5 milhões de pessoas.
Na primeira fase, com foco nos idosos com 60 anos ou mais e a trabalhadores da saúde, houve mais de 50 mil postos dedicados à imunização no Brasil. Naquele momento, idosos e trabalhadores de saúde foram vacinados contra a influenza. Aos profissionais da saúde foi recomendada a atualização da Caderneta de Vacinação para aqueles que não tomaram o imunizante contra o sarampo.
Duas vacinas
“Crianças devem ser vacinadas contra a influenza e o sarampo. Não há necessidade de cumprir intervalo para a aplicação das doses. Dessa forma, as duas vacinas poderão ser aplicadas juntas. Desde a primeira etapa, os profissionais de saúde também podem atualizar a carteira de vacinação com a tríplice viral”, destacou o ministério.
Idosos e trabalhadores de saúde que não receberam a vacina durante a primeira etapa da mobilização serão atendidos na segunda fase. No caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina contra a influenza, deve-se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022.
A Saúde aconselha os grupos prioritários a procurarem os postos para que o Brasil tenha alta cobertura vacinal, a fim de suspender a disseminação do sarampo e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da gripe, “evitando novas mortes e possível pressão sobre o sistema de saúde”.
Seja o primeiro a comentar