HRAN é palco de destaque nacional na realização de cirurgias bariátricas

Brasília recebeu o II Simpósio de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Centro-Oeste, nesta sexta, 27, e no sábado, 28. O programa é organizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e ocorre na Associação Médica de Brasília.

O Distrito Federal é o centro dos holofotes nessa área em relação a outras unidades da Federação, especialmente pela técnica de videolaparoscopia disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento é realizado com pequenas incisões no abdômen, reduzindo o tempo de cirurgia e internação, além de garantir menos incômodo ao paciente.

Desde 2008, o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) soma mais de mil operações desse tipo. Mensalmente, a unidade conta com mais de 500 atendimentos com cirurgião, nutricionista e psicólogo para os pacientes de bariátrica.

“Esse procedimento é uma questão de saúde pública, porque às nossas emergências chegam pacientes com problemas vinculados à obesidade, como enfarto, diabetes, problemas na coluna e nas articulações”, informa a chefe do serviço de cirurgia bariátrica do Hran, Ana Carolina Fernandes, que participa do congresso.

A pessoa com obesidade que não alcançou melhores resultados com o tratamento clínico e que tenha indicação para passar pelo processo cirúrgico é encaminhada por endocrinologista da rede para o serviço especializado no Hran. Após a cirurgia, o acompanhamento prossegue com o apoio de equipe multidisciplinar, que auxilia no alcance dos objetivos esperados.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF

 

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*