Tropas russas estão quase cercando as forças ucranianas no leste, ocupando brevemente, antes de recuarem, posições na última rodovia rumo a duas cidades cruciais controladas pela Ucrânia, afirmou uma autoridade ucraniana nesta quinta, 26.
A guerra completou três meses nesta terça, 24, e a Rússia finalmente abriu mão do seu ataque à capital Kiev e agora, tenta consolidar o controle da região industrial oriental de Donbas, onde apoia separatistas desde 2014.
Milhares de soldados atacam os três lados na tentativa de cercar as forças ucranianas em Sievierodonetsk e Lysychansk. Se as duas cidades cederem, quase toda a província de Luhansk, em Donbas, será comandada por Moscou.
O governador de Luhansk, Serhiy Gaidai, disse que aproximadamente 50 soldados russos chegaram à rodovia e “conseguiram se estabelecer” no local, instituindo inclusive um posto de controle.
“O posto de controle foi aniquilado, eles foram expulsos. O exército russo não controla a rota agora, mas eles estão bombardeando. Precisamos vencer a guerra, não a batalha”, declarou o governador.
Segundo militares ocidentais, a batalha pelas duas cidades é um forte ponto de virada na guerra, agora que a Rússia redefiniu seu principal objetivo de capturar o leste.
Seja o primeiro a comentar