O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) promove nesta terça, 24, na estação de metrô da Ceilândia Sul (QNN 16), o programa Luz na Faixa. Esta medida é um trabalho conjunto entre Detran-DF e CEB Holding que estima, no prazo de quatro anos, iluminar todas as 4.200 faixas de pedestre em vias urbanas da capital federal.
O investimento será de R$ 6,6 milhões e será finalizado em nove meses, com possibilidade de finalização antecipada. O programa vai iluminar inicialmente 759 faixas, do Plano Piloto serão 425 e da Ceilândia 334, selecionadas por serem os locais que têm o maior número de faixas de pedestres entre todas do DF.
A mudança permitirá maior visibilidade para os pedestres, tanto nas calçadas quanto as áreas próximas à faixa, possibilitanto mais segurança à população.
Serão instalados postes com 5 m de altura, contendo uma luminária em LED de 120W, para as vias com até duas faixas de rolamento. Nas vias com mais de duas faixas de rolamento, serão instalados dois postes de 5 m, sendo um em cada lado da via.
A potência da luminária a ser empregada (120W) representa ganho de 79,34% em comparativom com a iluminância média produzida pelas luminárias de 72W normalmente usada nos postes de 5 m de altura.
*Com informações do Detran-DF
Seja o primeiro a comentar