A Secretaria de Saúde (SES) terá apoio de 1.121 voluntários do Programa de Voluntariado Profissional, nas áreas de enfermagem e técnico em enfermagem, e cerca de 178 do Programa de Voluntariado Social, em que os interessados devem atuar nas suas esferas de conhecimento. Essas pessoas podem atuar em uma das sete superintendências de Saúde do DF; ao final, serão contempladas com certificado de participação.
“A demanda por voluntariado durante a pandemia aumentou nas unidades de saúde. As ações realizadas pelos voluntários são extremamente importantes para a saúde pública do Distrito Federal e para a melhoria dos serviços prestados aos usuários do SUS [Sistema Único de Saúde]”, afirma a gerente do Voluntariado da Secretaria de Saúde, Adriana Mello.
O Programa de Voluntariado Social abrange cidadãos que possuam nível médio ou superior (completo ou em andamento) para contribuir com a sua área de talento, como cantores, cabeleireiros e contadores de histórias, entre outros. Estes voluntários são regidos pela Portaria nº 180, de 31 de agosto de 2016.
Enquanto o Programa de Voluntariado Profissional contempla interessados com formação na área em que pretendem trabalhar e que tenham registro profissional no conselho de classe (quando a profissão o tiver). A medida não conta com remuneração e vínculo empregatício, sendo regida pela Portaria nº 216, de 11 de novembro de 2016.
O voluntário opta pelo dia e o horário em que estará disponível para se dirigir à unidade de saúde de sua escolha, onde procurará pela comissão de voluntariado local, ou poderá encaminhar e-mail com currículo, detalhando o local e a área de interesse, para o endereço eletrônico gevol.dipmat@saude.df.gov.br. Todas as atividades voluntárias contam com um supervisor.
Seja o primeiro a comentar