Kiev confirma que região de Donbass segue sendo atacada por forças russas

Moscou atacou novamente posições no leste da Ucrânia neste domingo, 15, afirmou o Ministério da Defesa do país, enquanto promove tentativas de cercar as forças ucranianas na batalha por Donbass e se defender de uma contraofensiva ao redor da estratégica cidade de Izium, que está tomada por russos.

Em reunião na Alemanha, o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) disse que a Ucrânia pode sair vitoriosa desse conflito que se perdura por quase três meses, pedindo mais apoio militar e aprovação rápida das solicitações de Finlândia e Suécia para ingressar na aliança.

A Ucrânia conseguiu triunfos desde o começo da guerra, forçando os comandantes russos a abandonar o avanço sobre a capital Kiev antes de obter rápidas vitórias e expulsá-los de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia.

A invasão russa abalou a segurança dos países europeus. Kiev e seus aliados ocidentais alegam que a questão do fascismo é um pretexto infundado para uma guerra de agressão não provocada.

O mandatário da Finlândia, que compartilha uma fronteira de 1.300 quilômetros com a Rússia, confirmou neste domingo, 15, que seu país irá pedir para se juntar à Otan, uma grande mudança política provocada pela invasão da Rússia. O partido atualmente no poder da Suécia seguiu o exemplo.

Desde abril, as tropas russas tentam capturar duas províncias do leste conhecidas como Donbass, depois de não conseguirem tomar a capital do país.

Uma análise da inteligência militar britânica disse que a Rússia perdeu aproximadamente um terço da força de combate terrestre que havia sido estabelecida em fevereiro. Sua ofensiva em Donbass ficou “bastante atrasada” e há poucas chances de que haja avanços rápidos nos próximos 30 dias, segundo a avaliação.

A Ucrânia foi contemplada com um significativo suporte moral diante da vitória no festival Eurovision neste sábado, 14, um sucesso como sinal da força do apoio popular à Ucrânia em toda a Europa.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.
FONTE: EBC

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*