Ventos com força de furacão arrasaram o Meio-Oeste dos Estados Unidos (EUA) nesta quinta, 12, com nuvens de poeira em cidades e localidades rurais, destruindo moradias e matando pelo menos duas pessoas.
Ventos em linha reta de até 169 km/h ocorreram de Kansas a Wisconsin, empurrando areia no horizonte e mergulhando comunidades na escuridão, disseram os meteorologistas e especialistas em solo.
A nuvem de poeira fazia lembrar imagens do Dust Bowl da década de 1930, alegaram os agricultores, com ventos derrubando estabelecimentos e virando carros nas estradas.
A primeira vítima foi atingida pela queda de uma árvore em Sioux Falls, Dakota do Sul, informou o Serviço Nacional de Meteorologia. Segundo o jornal Minneapolis Star Tribune, em Minnesota, uma pessoa teria morrido quando um silo de grãos virou sobre um carro.
As condições secas nas Grandes Planícies e no Meio-Oeste juntamente com as atividades agrícolas tradicionais, como o preparo do solo, foram fatores que colaboraram para a grande tempestade de poeira, disse Joanna Pope, autoridade de relações públicas do Estado de Nebraska do Serviço de Conservação de Recursos Naturais do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
Seja o primeiro a comentar