Governo Federal concede recursos para aumentar a oferta de água no Nordeste

O Governo Federal vai liberar R$ 130,3 milhões para ajudar na ampliação da oferta de água na região semiárida do Brasil. Entre as medidas, estão a implantação de 426 sistemas dessalinizadores em todos os nove estados do Nordeste, além de Minas Gerais.

Esses sistemas conseguem aproveitar sustentavelmente os poços não usados por terem águas inapropriadas para consumo.

Além disso, também foi comemorado um convênio de R$ 6,5 milhões com o município de Galinhos, no Rio Grande do Norte. A meta da ação é criar um sistema pioneiro de dessalinização da água do mar de grande porte e de uma adutora para distribuição do recurso.

“Água no seu conceito básico se remete à vida, significa fomentar as cadeias produtivas, gerar emprego, significa desenvolvimento e, para o semiárido nordestino, que é o principal foco da nossa atuação aqui no Ministério do Desenvolvimento Regional, carrega o significado de diminuir a dependência do carro pipa e emancipar a população”, afirma o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira.

Visando diminuir a aquisição de carros-pipa, o Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, também procura instituir 18 projetos-pilotos para estruturar o Programa Água Doce em comunidades rurais do Nordeste.

Os sistemas já postos serão otimizados e novos mananciais serão fundados para suprir a necessidade populacional, aproveitando poços que estão abandonados ou não estão sendo utilizados.

O projeto também tem como foco auxiliar no crescimento da renda das comunidades atendidas com a criação de camarões em viveiros.

Fonte: Brasil 61

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*