GDF libera aplicação de doses restantes da vacina contra HPV

O governo do Distrito Federal liberou a vacinação contra o vírus HPV para meninas e mulheres de 9 a 45 anos e para meninos e homens de 9 a 26 anos de idade. O GDF acionou a medida diante das doses que sobraram na rede pública do DF, em virtude da queda pelo imunizante durante a pandemia. São aproximadamente 7,5 mil doses com prazo de validade para próxima quarta, 11.

A vacinação contra o vírus, rotineiramente, atende a meninas de 9 a 14 anos e meninos de 9 a 11 anos, mas a aplicação em adolescentes e adultos também apresenta efetividade.

“Pacientes dessa faixa etária já tomavam a vacina contra o HPV, mas só grupos específicos, como aqueles com HIV e em tratamento de câncer”, disse a gerente de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e de Transmissão Hídrica e Alimentar da Secretaria de Saúde do DF.

A vacina que previne o HPV protege contra quatro cepas do vírus, dois de baixo risco e dois de alto risco. Os de baixo risco são achados em 90% dos condilomas genitais, também chamadas de verrugas genitais. Enquanto  os de alto risco, a vacina protege contra os subtipos de HPV responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero.

*Com informações da Agência Saúde DF

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*