Pelo menos três pessoas morreram devido às chuvas que atingiram Santa Catarina desde o início da semana. Segundo a Defesa Civil do estado, 115 municípios relataram ocorrências de alagamentos e deslizamentos, além de quedas de árvores e muros. As autoridades locais informaram que 44 mil pessoas foram afetadas pelos temporais.
Até agora, 14 municípios declararam situação de emergência. O total de desalojados chegou a 7,1 mil; e o de desabrigados, a 518. Das três mortes confirmadas, duas foram no município de São Joaquim e outra no município de Urubici.
Em nota, o governo estadual informou que distribuiu “itens de assistência humanitária, entre cestas básicas, água potável, colchões, kits de higiene pessoal e limpeza”, e que equipes foram enviadas aos locais afetados para ajudar a população.
Os municípios em situação de emergência são: Tubarão, Orleans, Forquilhinha, Urubici, Maracajá, Araranguá, São Joaquim, Lages, Laurentino, Alfredo Wagner, Rio Rufino, Taió, Anitápolis e Monte Carlo.
A Defesa Civil afirmou que os municípios de Benedito Novo e São Domingos também devem declarar situação de emergência em breve, caso não haja melhora.
Aulas suspensas
Diante do caos, a Secretaria da Educação estadual suspendeu, desde quarta, 4, as aulas em 152 escolas, sob a justificativa de o trajeto dos alunos estava inviabilizado por causa das tempestades.
Seja o primeiro a comentar