A seleção canarinha de futebol de paralisados cerebrais (PC) assegurou precocemente uma vaga nas quartas de final do Campeonato Mundial da modalidade (anteriormente chamada “futebol de sete”), disputado em Salou (Espanha). Nesta quarta, 4, os brasileiros golearam a Alemanha por 6 a 0 e seguiram no topo do Grupo B com os mesmos seis pontos da Irlanda (que venceu a Tailândia pelo mesmo placar), ficando à frente pelos gols marcados (nove a oito).
O Brasil entra em campo novamente nesta sexta, 6, às 10h30 (horário de Brasília), para decidir a ponta da chave com os irlandeses, também classificados para o mata-mata.
Ângelo Matheus foi a grande estrela da noite após marcar dois gols e se isolando como artilheiro da equipe no Mundial. Os outros gols foram marcados por Jefferson Luiz, Jefferson Cardoso, Leonardo Morais e Christian Eidenhardt (contra).
Na próxima fase, o Brasil terá pela frente, na próxima segunda, 9, , um adversário que sairá do Grupo D, onde estão Irlanda do Norte, Argentina, Espanha e Ucrânia (maior campeã mundial, com seis títulos). Vice em 2003 e 2013, o time brasileiro busca uma conquista inédita.
Modalidade
Os atletas do futebol PC são divididos nas classes FT1, FT2 e FT3. Na FT1, há aqueles com maior comprometimento físico-motor. Cada equipe, obrigatoriamente, precisa ter ao menos um deles entre os sete titulares. A FT3 abrange os jogadores com menor grau de paralisia cerebral. Apenas um pode estar no gramado em cada time.
A modalidade tem algumas diferenças em relação ao futebol convencional. A duração do jogo (dois tempos de 30 minutos), o número de atletas por equipe (sete) e os tamanhos do campo (70 metros por 50 metros) e da baliza (dois metros por cinco metros) são menores. Também não existe impedimento e a cobrança de lateral pode ser feita com apenas uma das mãos.
Seja o primeiro a comentar