Secretaria da Agricultura lança licitações para recuperar canais de irrigação do DF

A Secretaria da Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF) divulgou duas licitações que envolvem planos de recuperação dos canais de irrigação do Distrito Federal. A primeira licitação contratará uma empresa terceirizada para a realização os serviços de recuperação do Canal do Rodeador, em Brazlândia. Já a segunda é voltada para a compra de materiais necessários para as obras nos diversos canais, como tubos corrugados de PEAD ou PVC.

A Seagri-DF começou os projetos de revitalização em 2013 e, até hoje, já foram restaurou 91 quilômetros, somando todas as obras em canais.

O Canal do Rodeador possui 32 quilômetros de extensão e a obra estima a recuperação de 6,4 km do canal principal e 5,4 km de ramais, somando 11,8 quilômetros de revitalizações. Serão investidos cerca de R$ 6,7 milhões e 95 propriedades rurais serão contempladas. “Essa mudança gerará a essas propriedades um aumento de 50% no fornecimento de água”, afirmou Odilon Vieira, subsecretário de Desenvolvimento Rural da Seagri-DF.

A segunda licitação prevê um valor superior a R$ 4,4 milhões para a aquisição dos materiais para as obras nos canais. “São tubos de uma vida útil extensa, além de leves e muito fáceis de trabalhar. Isso facilita as instalações”, frisou Edivan Ribeiro.

Espera-se que haja a compra de 40 quilômetros de tubulações, que serão distribuídos em nove canais em diferentes regiões do DF, beneficiando 200 propriedades rurais. Odilon Vieira destaca também a segurança hídrica proporcionada ao produtor. “Antigamente, com o início da seca em Brasília, o produtor não tinha certeza se o canal que estava utilizando ia ter a mesma vazão até o final das chuvas. Com o canal aberto, é possível que haja a perda de água por evaporação e por infiltração. Então, no começo do canal há um volume de água e, no final, já não é mais a mesma quantidade”, afirma o subsecretário.

As ações de reforma dos canais, cujo edital na modalidade de pregão eletrônico foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) da última quarta, 27, são uma parceria entre a Seagri-DF, a Emater-DF, a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). “A revitalização do canal é só o final de um processo feito pelo Sistema Agricultura, que inicia com a preservação de nascentes, revegetação de áreas e conservação de estradas, que quando feitas de maneira incorreta, podem carregar argila e outros materiais até os mananciais”, finaliza o subsecretário da Seagri-DF.

 

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*