Quase 200 casos de hepatite são registrados em crianças em todo o mundo

O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) informou nesta terça, 26, que aproximadamente 190 casos inexplicáveis de hepatite aguda grave foram relatados em crianças em todo o mundo.

O surto foi registrado pela primeira vez este mês no Reino Unido com 111 casos, principalmente em crianças menores de 10 anos, e desde então foi identificado em pelo menos 12 países.

Cerca de 40 casos foram identificados na União Europeia e no Espaço Econômico Europeu, confirmou a diretora do ECDC, Andrea Ammon. Estados Unidos e Israel também registraram casos.

Autoridades nacionais e a Organização Mundial de Saúde (OMS) estão auxiliando nas investigações da situação. A hepatite grave, ou inflamação do fígado, é rara em crianças saudáveis.

Os novos casos não são caracterizados pela presença dos vírus normalmente responsáveis pela inflamação aguda do fígado, hepatite A, B, C, D e E.

De acordo com a OMS, 17 crianças receberam transplantes de fígado como resultado da doença recente e uma morreu.

Ammon afirmou que as apurações até agora indicavam para uma ligação à infecção por um adenovírus, uma família de vírus comum que pode gerar sintomas parecidos com os da gripe ou infecção gastrointestinal.

Ela alegou que a hipótese de que as restrições da Covid-19 podem ter diminuído a imunidade das crianças, já que elas foram menos expostas a patógenos comuns enquanto estavam isoladas, é uma das diversas que estão sendo levadas em consideração.

FONTE: EBC

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*