Índice de Confiança do Empresário segue acima dos 50 pontos em abril

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) cresceu em 19 dos 29 setores da indústria neste mês em relação a março. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Icei continua superior aos 50 pontos, mesmo nos dez setores em que o indicador foi menor que em março. O Icei foi divulgado nesta terça, 26.

Os setores que apresentaram as maiores altas foram os de produtos de borracha, que passou de 53,7 pontos em março para 59,3 pontos em abril; de limpeza, perfumaria e higiene pessoal (de 53,4 para 58,8 pontos); e de metalurgia (de 53,8 pontos para 58,3).

O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, alega que os dados demonstram a recomposição da confiança perdida no último trimestre, o que pode ser explicado por uma reavaliação dos riscos do início do ano trazidos pela nova onde de Covid-19 e o início da Guerra na Ucrânia.

O índice de confiança dos empresários teve a menor baixa nos setores de calçados e suas partes, que diminuiu de 58,8 pontos em março para 55,1 pontos em abril; produtos de metal – exceto máquinas e equipamentos (de 56,5 pontos para 54,3 pontos); e impressão e reprodução de gravações, setor que caiu de 57,9 pontos para 55,8 pontos.

Embora esses setores tenham sofrido uma queda, eles ainda permanecem acima e distantes dos 50 pontos e, por isso, confiantes em suas empresas e na economia, no momento atual e nos próximos seis meses.

O índice oscila de zero a 100 pontos e números superiores a 50 indicam confiança e abaixo disso falta de confiança. Foram entrevistadas 2.229 empresas, sendo 887 de pequeno porte, 830 de médio porte e 512 de grande porte entre os dias 1° e 11 de abril.

FONTE: EBC

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*