Praticar atividades físicas na areia promove melhor condicionamento físico

Muitas pessoas desistem de ter uma vida ativa, porque a rotina de exercícios físicos na academia pode se tornar monótona e entediante com o passar do tempo. Com isso, muitos alunos tendem a procurar outras formas de praticar as atividades físicas, como treinar ao ar livre ou até mesmo em casa.

Para quem mora ou tem costume de ir à praia, essa prática pode se tornar ainda mais fácil e benéfica. Afinal, o treino na areia traz diversas vantagens, tanto para a saúde física quanto para a saúde mental.

1. Saúde mental
Assim como qualquer tipo de exercício físico, o treino na areia também pode melhorar muito a saúde mental, aliviando sintomas como o estresse e a ansiedade, principalmente durante o período de pandemia.

“Num momento que muitos ficaram a maior parte do tempo em casa no último ano, os exercícios a céu aberto como no caso da areia, ganharam bastante força e além dos benefícios físicos podem reduzir os sintomas de ansiedade e depressão”, explica o educador físico Bruno Sapo.

2. Resistência muscular
De acordo com um estudo da Universidade da Austrália Ocidental, publicado na National Library of Medicine, a energia gasta em treinos na areia é até 1,6 vezes maior do que em exercícios físicos feitos na grama. Por isso, a atividade na areia exige mais esforço.

A parte boa é que esse esforço maior faz com que os músculos trabalhem mais e, consequentemente, ganhem mais resistência. Dessa forma, o ganho de massa muscular é potencializado.

3. Queima de calorias
Outra consequência do aumento da resistência muscular, é a maior queima de calorias. Na areia, por conta do maior esforço nos exercícios, o corpo exige um estímulo energético maior, logo mais calorias são queimadas durante o processo.

Além disso, combinando a queima de calorias com o fortalecimento muscular, o treino na areia torna-se um grande aliado do emagrecimento saudável, ajudando a reduzir a gordura localizada.

4. Capacidade respiratória
Diversos exercícios podem impulsionar a nossa capacidade pulmonar. Isso porque, quando são praticados, eles fortalecem a musculatura respiratória, potencializando o volume de oxigênio que circula pelos órgãos.

Ao serem praticados na areia, esses exercícios exigem um pouco mais de esforço e também potencializam essa ação fortalecedora. Assim, podem trazer diversos benefícios não apenas ao sistema respiratório, como também para todo o corpo.

5. Coordenação motora
Um solo de areia é uma superfície irregular. Treinar em superfícies irregulares, diferente do piso da academia ou do asfalto, faz com que o aluno trabalhe muito mais a sua coordenação motora.

Para manter a estabilidade, durante o treino, é trabalhado o equilíbrio corporal e são fortalecidos os músculos inferiores, abdominais e das costas, além das articulações, que se tornam mais resistentes.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*