Plano de Eliminação da Malária no Brasil visa erradicar a doença até 2035

O número de casos de malária no Brasil está em queda, porém os dados ainda preocupam as autoridades sanitárias. No ano passado, foram registrados 145 mil casos de malária em todo o país, sendo mais de 99% localizados na região amazônica. No Plano de Eliminação da Malária no Brasil, em sintonia com os objetivos da Organização Mundial da Saúde (OMS), o foco é erradicar a transmissão de malária até o ano de 2035.

O Brasil pretende chegar a 2025 com 68 mil casos, para, então, conseguir registrar números abaixo dos 14 mil casos até 2030, além de diminuir a taxa de mortalidade a zero neste mesmo ano. O Ministério da Saúde informou que em 2020 foram investidos mais de R$ 275 milhões no combate à malária. Os projetos dirigidos pela OMS são para que a redução da doença chegue a 90% mundialmente até 2030, com o extermínio da doença em pelo menos 35 países; além de evitar a reintrodução em países já considerados livres da transmissão.

A partir desta segunda, 25, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realiza a 16ª Reunião Nacional de Pesquisa em Malária. O evento também celebra os 15 anos de criação do Dia Internacional de Luta Contra a Malária. A data de 25 de abril foi imposta pela OMS com a finalidade de reconhecer o esforço mundial para o combate à doença.

O encontro foi cancelado em 2021 diante da pandemia de Covid-19 e neste ano será realizado até esta quinta, 28. A solenidade terá a participação de especialistas de 15 instituições brasileiras e 18 estrangeiras, entre eles Anthony Fauci, diretor do NIAID-NIH e chefe da força-tarefa contra Covid-19 dos EUA e Adrian Hill, diretor do Jenner Institute da Oxford Univ, responsável pela vacina contra Covid-19 da AstraZeneca fabricada pela Fiocruz e pela vacina R21/MM contra malária. Também participam Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz, Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro, chefe do Laboratório de Pesquisa em Malária do IOC, entre outros.

A malária é considerada um grave problema de saúde pública em todo o mundo. Segundo a OMS, em 2019, 229 milhões de novos casos da doença foram registrados, resultando em mais de 409 mil óbitos ao redor do planeta. Em 2020, o Brasil registrou um total de 145.188 casos de malária, contra 157.452 casos registrados em 2019.

A Secretaria de Vigilância em Saúde afirma que 80% dos caos de malária até 2019 se destacavam em 41 municípios do Amazonas, Pará, Roraima, Amapá, Acre, Rondônia e Mato Grosso.

Sobre a malária
A malária é uma das enfermidades parasitárias mais primitivas do mundo, causada por quatro diferentes tipos do protozoário do gênero Plasmodium, sendo que no Brasil são encontradas três espécies: o P. Vivax (o mais comum), o P. Falciparum e o P. Malariae. A fêmea infectada do mosquito Anopheles transmite a doença ao ser humano, que, por sua vez, se transforma em hospedeiro do protozoário.

Fonte: Brasil 61

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*