Valor extra na conta de luz das famílias brasileiras não será mais cobrado

A partir deste sábado, 16, o valor da conta de luz pode ser reduzido, diante do encerramento da bandeira de escassez hídrica que gerava um valor adicional na conta de energia elétrica de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A mudança estava em vigor desde setembro de 2021.

A diminuição prevista pelo governo nas contas de luz para o consumidor é de aproximadamente 20%. Esse cenário será possível porque, com os reservatórios de quatro das cinco regiões do país mais cheios, há a possibilidade, ao operador do sistema elétrico nacional, suspender o uso de termelétricas, que custeiam mais do que o das hidrelétricas. Apenas os reservatórios da Região Sul estão baixos, devido à seca que assola a região.

Já havia uma previsão de que a bandeira de escassez hídrica seria finalizada no final deste mês, porém a decisão governamental antecipou a medida em cerca de 15 dias.

A imposição do valo extra ocorreu em meio à crise hidrológica que atingiu o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas do país no ano passado. As usinas são a matriz energética nacional. De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), o Brasil enfrentou, em 2021, “a pior seca já registrada na história”.

Ainda segundo o ministério, o reservatório da usina de Furnas  encerrou março acima de 80% de seu volume útil.

FONTE: EBC

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*