É comum as pessoas se sentirem mais dispostas e felizes no verão, enquanto no inverno, bate aquela preguiça e certa desmotivação. De acordo com a psicóloga Sirlene Ferreira, as estações do ano podem, sim, afetar o nosso humor.
Uma pesquisa da Universidade de Liège, na Bélgica, aponta que essas mudanças de humor ocorrem devido às atividades cerebrais que alteram conforme as estações do ano. Ou seja, segundo os autores da pesquisa, o cérebro realiza suas funções diferentes no verão, outono, inverno e primavera.
Além disso, um outro estudo realizado pelo Instituto Salk para pesquisas biológicas (Salk Institute for Biological Studies), nos Estados Unidos, concluiu que os hormônios podem sofrer modificações de acordo com a estação do ano. Para os pesquisadores americanos, o corpo possui um “relógio interno sazonal”, que alinha a produção de hormônios às mudanças climáticas.
Por exemplo, a pesquisa revelou que durante o verão a glândula pineal, que produz hormônios que interferem no metabolismo e estresse, atinge o seu pico. Já no inverno, a hipófise, glândula que produz os hormônios sexuais e a tireoide, alcança seu ponto máximo.
Questões culturais
Porém, Sirlene Ferreira diz que o impacto das mudanças causadas pelas estações do ano pode ir além das questões fisiológicas. “Existem também questões culturais. Na nossa sociedade, associamos o verão com a estação das confraternizações e felicidade, muita gente feliz curtindo a praia e festejando a vida. No inverno, surge o isolamento, a introspecção e até mesmo a tristeza”, explica a psicóloga.
Durante as estações de transição, a profissional também afirma que nosso humor também pode mudar. “Na primavera, temos o renascimento, o ressurgir, os reencontros e o frescor. Já no outono, vivenciamos a reflexão, o desapego, um novo olhar sobre a vida”, relata Sirlene.
Como aliviar o estresse do calor e a desmotivação do frio?
A psicóloga explica que para diminuir a irritabilidade e o estresse que surgem no calor, é preciso entender o que provoca essa sensação. “O calor pode gerar cansaço, se não houver uma ventilação adequada ou uma água gelada, mas o estresse é a junção de questões pessoais que não são bem resolvidas e pelo calor”, afirma Sirlene.
Já no frio, é comum se sentir sem vontade de fazer nada ou até mesmo preguiçoso. Para evitar esses sentimentos, Sirlene explica que é necessário ter foco. “É preciso focar nos aspectos positivos dessa estação e quebrar o paradigma de que o frio foi feito para se isolar. “, esclarece a psicóloga.
Seja o primeiro a comentar