Em discurso à nação, na noite deste sábado, 9, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, considerou que a Rússia ataca toda a Europa quando da agressão ao seu país. Para Zelenskiy impedir a invasão da Ucrânia é fundamental para a segurança de todas as democracias. “Não se destinava a ser limitada apenas à Ucrânia, todo o projeto europeu é um alvo para a Rússia”, afirmou ele.
“É por isso que não é apenas dever moral de todas as democracias, de todas as forças europeias, apoiar o desejo de paz na Ucrânia”, disse o mandatário ucraniano.
O discurso de Volodymyr Zelenskiy foi divulgado enquanto, na zona leste do país, civis continuavam a fugir perante a iminência de um ataque russo, e os bombeiros procuravam sobreviventes numa cidade no Norte, de onde as forças russas saíram.
Zelenskiy agradeceu aos primeiros-ministros do Reino Unido e da Áustria suas visitas, que aconteceram neste sábado, a Kiev e as promessas de mais apoio à Ucrânia frente ao conflito.
As ofensivas russas já causaram um número indeterminado de baixas militares e a fuga de mais de 11 milhões de pessoas, das quais 4,3 milhões para países vizinhos, e considerada a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). As Nações Unidas calculam que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária.
Seja o primeiro a comentar