Não é aconselhável consumir alguns tipos de alimentos após a realização de uma tatuagem ou piercing. E, embora o hábito de comer crustáceos seja benéfico à saúde, o camarão é um dos principais alimentos a ser evitado.
Isso ocorre porque, ainda que ele e outros alimentos remosos estejam presentes no cardápio diário de muitos brasileiros, o consumo exagerado pode interferir negativamente no organismo, inclusive facilitando o surgimento de uma inflamação ou piorando um diagnóstico já existente.
O alimento remoso é aquele rico em proteína e gordura animal e vegetal, açúcares e sal que é potencialmente prejudicial à saúde já que o excesso de seu consumo pode intensificar o processo inflamatório. São exemplos desse tipo de alimento os ultraprocessados, caranguejos, moluscos e ovos.
“Após a ingestão do alimento remoso, a proteína e a gordura entram na corrente sanguínea e invadem as células responsáveis pelas reações alérgicas. A reação de defesa é imediata, provocando coceira e inflamação”, explica Ana Luisa Duque Vieira, nutricionista da Pineapple Medicina Integrada.
Por dificultarem o processo de cicatrização, os alimentos remosos não são indicados para aquelas pessoas que estão em processo pós-operatório, com quadros de infecção ou inflamação, que apresentem alergia ao alimento ou que fizeram tatuagem ou piercing recentemente.
Segundo Ana Luisa, o excesso de alimentos remosos pode desencadear: coceira, diarreia, intoxicação, processos inflamatórios crônicos.
O problema está no excesso
O camarão pode ser bastante tóxico para a saúde do organismo, gerando processos inflamatórios e podendo atrapalhar cicatrizações.
“O camarão possui uma molécula denominada quitosana, que favorece o aumento de inflamações na pele.”, explica Natália Barros, nutricionista e especialista em saúde feminina.
Quanto mais você ingere camarão, o quadro inflamatório piora e o excesso de produção de colágeno pode aumentar o risco de desenvolvimento de queloide, uma cicatriz que ultrapassa as barreiras da pele.
Com moderação, camarão é benéfico à saúde
Apesar de ser considerado um alimento remoso, o camarão é uma fonte de nutrientes essenciais e pode trazer vantagens ao organismo, se consumido de forma adequada.
Sendo fonte de ômega-3, antioxidantes, vitaminas do complexo B, D e minerais como zinco e potássio, ele ajuda na manutenção do sistema cardiovascular, para o bom funcionamento das células do sistema nervoso e para manutenção da massa óssea.
Em razão disso, o camarão pode (e deve!) ser incluído na dieta, porém sempre de forma equilibrada. O ideal é investir em diferentes receitas, que levem ingredientes saudáveis e possam trazer diversos outros benefícios à saúde.
Quais são os outros alimentos remosos?
Além do camarão, existem diversos outros alimentos que devem ser evitados para evitar piora no quadro inflamatório. São eles: carnes de porco, carne processada (presunto, linguiça, salame, salsicha, mortadela), bebidas alcoólicas, refrigerante, mariscos, caranguejo, coces, especialmente chocolate ao leite.
Seja o primeiro a comentar