O ácido gama-aminobutírico, também conhecido como GABA, é um neurotransmissor químico inibitório do sistema nervoso central, responsável por diminuir a ação dos neurônios e outras regiões do cérebro. Como consequência, ele exerce a função de um calmante natural, controlando a ansiedade e reduzindo o estresse.
Para que serve o ácido gama-aminobutírico?
Por causar o bloqueio dos impulsos nervosos no cérebro, ácido gama-aminobutírico desacelera a atividade cerebral e causa a sensação de calma e relaxamento, promovendo: diminuição do estresse, combate à insônia, alívio sintomas de TPM, melhor a concentração, diminui episódios de ansiedade.
Além disso, o ácido também pode ser um ativador do metabolismo cerebral e por estimular o hormônio GH (hormônio do crescimento), o ácido GABA atua da seguinte forma: favorece o ganho de massa muscular, é um ativador do metabolismo central, auxilia na perda de peso, ajuda a aliviar dores e desconforto de ferimentos, aumenta a tolerância a exercícios físicos, melhora o controle da pressão arterial, ajuda na regulação renal, inibe metástase em células cancerígenas e promove a fertilidade.
Como o ácido gamma-aminobutírico age no organismo?
O ácido gama-aminobutírico é liberado por hormônios chamados gabaérgicos, de modo que ele se conecta a receptores particulares de outros neurônios, conforme esclarece Ligia Lima, nutricionista e especialista em nutrição clínica, fitoterapia e nutrição aplicada à Medicina Estética.
“Por causa da diminuição na condução neuronal dos neurônios receptores, o ácido provoca a suspensão do sistema nervoso, que concederá ao indivíduo a sensação de sono, relaxamento e concentração”, aponta a especialista.
Em contrapartida, a baixa liberação deste hormônio pode causar distúrbios neurológicos e doenças mentais, tais como: epilepsia, insônia, ansiedade.
Benefícios do ácido gama-aminobutírico à saúde da pele
Devido a sua ação relaxante, o ácido gama-aminobutírico age diretamente no combate e prevenção das linhas de expressão, sendo um aliado importante para peles maduras, conforme explica Lorena Soares, biomédica esteta e especialista em Biomedicina Estética, Ortomolecular e Reprodução Humana.
Ele é regularmente utilizado na formulação de dermocosméticos que buscam a prevenção do envelhecimento da pele. Alguns dos principais benefícios do GABA à pele incluem a ação anti-inflamatória, cicatrizante e regeneradora, estimulação à produção natural de ácido hialurônico, prevenção do envelhecimento precoce, hidratação da pele, efeito clareador etc.
Alimentos que estimulam a produção de GABA
O ácido gama-aminobutírico é produzido naturalmente pelo organismo humano. Contudo, há alimentos capazes de intensificar sua produção, devido a inúmeros nutrientes importantes na composição.
Segundo Viviane Gomes, nutricionista do Instituto Castro, e Ligia Lima, alguns desses alimentos incluem chocolate amargo, ovo, brócolis, couve, rúcula, banana, chás verde, chá de camomila, chá de melissa e chá de maracujá.
Seja o primeiro a comentar