Brasil terá mais de 850 mil novos eleitores neste ano

Os jovens brasileiros estão atendendo à campanha de mobilização promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Brasil terá nas eleições gerais deste ano, mais de 850 mil novos eleitores comparecendo às urnas. A iniciativa da Semana do Jovem Eleitor de 2022 visa combater o menor número registrado, nos últimos 30 anos, de participação de adolescentes no período eleitoral.

Embora o voto para a faixa etária entre 16 e 17 anos seja facultativo, a mobilização busca ser uma ferramenta para incentivar esse público a exercer o papel de cidadão, por meio da participação política. O voto se torna obrigatório a partir dos 18 anos.

A brasiliense Maria Luisa Rodrigues, 16 anos, emitiu seu primeiro título de eleitor em janeiro deste ano. “Não me senti pressionada a tirar meu título de eleitor, nenhum jovem deveria. Acredito que muitos adolescentes dessa geração têm sede de mudança e assim como eu, eles querem ver o Brasil melhorando. Não há nada melhor do que começarmos a fazer a diferença escolhendo um bom representante para o nosso país”.

A juventude é o público que domina o espaço virtual, por isso está atenta ao que está acontecendo no país, expressando seus posicionamentos políticos nas redes sociais. Diante desse cenário, o TSE também fez publicações no Twitter com intuito de incitar a compreensão do voto consciente entre os jovens eleitores. A propaganda midiática nessa rede social alcançou uma proporção expressiva e atingiu mais de 88 milhões de pessoas no dia 16 de março.

Melissa Chempe, 17 anos, está cursando o 3º ano do Ensino Médio e ressalta a importância do acesso às informações políticas pela população. “Nossa juventude tem o privilégio de ter um amplo acesso às informações políticas, principalmente, nas redes sociais, que são atualizadas a todo momento. Participarmos das eleições deste ano vai demonstrar que estamos por dentro dos assuntos e que queremos viver em um futuro melhor”.

As eleições de 2022 começarão em outubro e a emissão do primeiro título eleitoral poderá ser solicitada até o dia 4 de maio.

Por Mariana Alves

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*