A Ucrânia e a Rússia voltaram a negociar por um cessar-fogo nesta sexta, 1, em reunião virtual, informou o gabinete presidencial da Ucrânia, citando o negociador ucraniano Mykhailo Podolyak, mas conceder detalhes.
Delegações dos dois países conversaram na Turquia nesta terça, 29, e Podolyak disse que vê um avanço em um possível cessar-fogo.
O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, afirmou hoje mais cedo que Moscou estava preparando sua resposta às propostas ucranianas apresentadas nas conversações presenciais.
Zelenskiy
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, afirmou que a situação no Sul e na região de Donbass ainda estão preocupantes e reiterou que os militares russos estão reunindo forças perto da cidade sitiada de Mariupol.
E em um raro sinal de confronto interno, Zelenskiy disse, em pronunciamento por vídeo, que demitiu dois membros de alto escalão do serviço de segurança nacional, alegando que eram traidores.
O mandatário ucraniano também disse que os russos são tão maus e ansiosos pela destruição do seu país que parecem ser de outro mundo, “monstros que queimam e saqueiam, que bombardeiam e estão dispostos a dizimar”.
Para ele, os militares ucranianos conseguiram fazer os russos recuarem de Kiev e Chernihiv , duas cidades que a Rússia afirmou que não seriam mais o alvo dos conflitos e que buscam assegurar as regiões separatistas de Donbass e Luhansk, no sudeste.
Seja o primeiro a comentar