Campanha de Vacinação contra a Influenza será iniciada na próxima semana

A Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza começará na próxima segunda, 4. Na primeira etapa desta 24ª edição, devem ser vacinados idosos a partir de 60 anos e profissionais da saúde. A segunda etapa será iniciada no dia 3 de maio e reúne os demais públicos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde.

O público-alvo no Distrito Federal é de 1.086.547 pessoas e a meta é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários até 3 de junho, data do encerramento da campanha deste ano.

A mobilização de vacinação contra a influenza acontecerá junto com a realização da vacinação contra a Covid-19, por isso a Secretaria de Saúde sugere que seja priorizada a aplicação do imunizante contra o coronavírus para as crianças de 5 a 11 anos. Assim, essa faixa etária terá prioridade na segunda fase da influenza.

A orientação da Saúde é aguardar o intervalo mínimo de 15 dias entre as vacinas para crianças de 5 a 11 anos. Para adultos, não é preciso que haja nenhum intervalo entre as duas vacinas. Já foram entregues ao DF 95.600 doses contra a influenza, 20% do total dos grupos da primeira etapa.

A transmissão do vírus pode acontecer por meio do contato direto ou indireto com as secreções respiratórias, pelo toque em superfícies contaminadas com o vírus da gripe e, em seguida, na mão, nos olhos, nariz ou boca.

Cobertura vacinal
Em 2021, a capital federal alcançou a meta prevista de cobertura vacinal da campanha. Um total de 1.048.225 pessoas receberam a vacina contra a influenza nas redes pública e privada. Desse montante, 641.990 (61,3%) contemplaram integrantes de algum dos grupos prioritários. Já o percentual de público-alvo vacinado foi de 67,4%, não atingindo o percentual esperado de 90% e sendo o menor dos últimos 10 anos.

O secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, reforçou na coletiva desta quinta, 31, a importância da campanha vacinal contra a influenza. “Sabemos da situação da Covid-19, que estava pior no ano passado, mas agora pretendemos ter uma bela cobertura na questão da influenza, que também é importante”.

O Informe Técnico da campanha de 2022, destaca que a imunização da população-alvo pode diminuir as sobrecargas nos sistemas de saúde e ajudar na prevenção de possíveis novos surtos de doenças respiratórias pelo vírus da influenza.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*