A população brasiliense que frequenta o Taguaparque, em Taguatinga, em breve ganhará mais um atrativo no local, a Vila da Criança, que ocupará uma área de 336 metros quadrados, localizada atrás da cascata. A novidade se trata de um parque inclusivo, com brinquedos e aparelhos lúdicos que também podem ser utilizados por crianças com deficiência.
O projeto ganhou força após a Administração Regional de Taguatinga se inscrever, em 2021, no Programa Criança Feliz, projeto da Casa Civil do GDF executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Uma das normas é fazer com que a região administrativa promova projetos inclusivos voltados para a primeira infância.
“O objetivo é ser um parque com brinquedos adaptáveis, desenvolvendo o fortalecimento dos laços, principalmente entre as crianças com deficiência, com a comunidade, para que elas aproveitem o parque, e os pais e cuidadores entendam que os espaços públicos são aptos a recebê-las”, explica a secretária executiva do Criança Feliz Brasiliense.
“É uma obrigação do poder público aderir medidas de inclusão para as pessoas com deficiência e, se tratando do público infantil, essa responsabilidade é maior ainda”, destaca o administrador regional de Taguatinga, Bispo Renato.
A pedra fundamental da Vila da Criança foi lançada no último domingo, 27. A próxima etapa da iniciativa é conseguir fundo para firmar a obra, orçada em R$ 260 mil.
O primeiro parque infantil adaptado para crianças com deficiência da capital federal foi inaugurado no final do ano passado no Paranoá. Foi investido R$ 89,5 mil, recursos próprios do Governo do Distrito Federal.
Seja o primeiro a comentar