TSE faz campanha de mobilização para que jovens emitam seu título de eleitor

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou que entre os dias 14 e 18 de março foram emitidos 96.425 novos títulos de eleitor, em todo o país e no exterior, para jovens entre 15 e 18 anos de idade.

As novas emissões foram impulsionadas por uma semana de mobilização dos jovens promovida pela Justiça Eleitoral nas redes sociais, e que contou com o suporte de diversos famosos, incluindo artistas nacionais como Anitta, Zeca Pagodinho, Whindersson Nunes, Juliette e também internacionais, como o ator norte-americano Mark Ruffalo.

A Justiça Eleitoral informou que foram realizados 6,8 mil posts no Twitter sobre o assunto, que contou com a participação ainda de diversas instituições, incluindo clubes de futebol como Flamengo e Corinthians.

A mobilização visou incentivar os jovens a participarem das eleições deste ano, diante do menor nível de participação de adolescentes no processo eleitoral dos últimos 30 anos.

A menor taxa de participação de adolescentes já registrado foi nas eleições municipais de 2020, quando a emissão do título de eleitor teve queda significativa para esse público e apenas 992 mil jovens tinham o documento no dia da votação. Quatro anos antes, em 2016, o número era de 2,3 milhões.

Na última eleição presidencial, 1,4 milhão de jovens entre 15 e 17 anos tinham o título, menor nível para as eleições gerais desde 1992, quando mais de 3,2 milhões de jovens estiveram aptos a votar.

Distribuição
Durante a mobilização, o maior número dos títulos emitidos pela primeira vez foi para o público com 18 anos de idade com a emissão de 35.522 novos títulos eleitorais.

No mesmo período, foram emitidos também 33.582 títulos para adolescentes de 17 anos de idade, 22.934 mil para os de 16 anos e ainda 4.387 títulos para jovens de 15 anos de idade, mas que completam 16 anos antes do dia primeiro turno de votação, no dia 2 de outubro.

FONTE: EBC

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