Militares ucranianos estão reconquistando cidades a leste de Kiev, e forças russas que seguem tentando tomar a capital estão recorrendo a linhas de abastecimento sobrecarregadas, afirmou o Reino Unido nesta sexta, 25. Esse fato é uma das mudanças mais expressivas até agora no rumo da guerra.
O conflito completou um mês nesta quinta e os russos não foram capazes de dominar nenhuma grande cidade ucraniana. A ofensiva, que os países ocidentais acreditavam visar retirar o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, do poder, foi barrada nas entradas de Kiev.
Porém, as tropas russas estão atacando, cercando e sitiando cidades ucranianas e devastando áreas residenciais, situação que provocou a retirada de aprximadamente um quarto dos 44 milhões de habitantes de suas casas.
Volodymyr Borysenko, prefeito de Boryspol, município onde fica o principal aeroporto da região de Kiev, disse que 20 mil civis abandonaram o local, atendendo uma solicitação de retirada para que as tropas ucranianas pudessem empurrar os russos ainda mais para trás.
Os ucranianos conseguiram tomar o controle de uma vila das tropas russas no dia anterior, entre Boryspol e Brovary, e teriam prosseguido mais, entretanto pararam para não colocar a vida da população em risco.
Em Bucha, 25 quilômetros a noroeste de Kiev, uma tropa de soldados ucranianos armados com mísseis antitanque cavava trincheiras profundas para defender suas posições na linha de frente.
Seja o primeiro a comentar