GDF autoriza obras para ampliar trecho no Corredor Eixo Oeste até junho

O Corredor Eixo Oeste passará por obras de ampliação até o mês de junho, visando a melhora do tráfego exclusivo de ônibus e BRTs nas vias do Distrito Federal. O trecho que faz parte do corredor e que inclui o Túnel de Taguatinga será entregue junto com a finalização da primeira etapa dos serviços, prevista para junho de 2022, após a fase de drenagem.

O trecho da Estrada Parque Taguatinga Guará (EPTG), onde estão localizadas três faixas de rolamento para os veículos e uma faixa de concreto no canto esquerdo da via para atender os coletivos, já está concluído. As paradas de ônibus ficam no canteiro central.

Assim que as obras forem encerradas, o Corredor Eixo Oeste terá o total de 38,7 quilômetros. Os serviços no trecho da Estrada Parque Setor Policial Militar (ESPM) começarão na segunda etapa da construção do viaduto, prevista para ser concluída em dezembro deste ano.

A Secretaria de Obras afirma que o Corredor Eixo Oeste prevê o alargamento de pistas e a instalação de áreas exclusivas de transporte coletivo (ônibus e BRT) nas principais vias de ligação do Sol Nascente/Pôr do Sol com o Plano Piloto.

“A ampliação dará conforto aos usuários do transporte coletivo, pois os ônibus não vão passarão pelo engarrafamento.”, destaca o secretário de Obras, Luciano Carvalho de Oliveira.

O trecho do corredor que abrange a Hélio Prates integra a terceira etapa da obra na avenida e segue sem previsão de início. As mudanças do trecho da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) ainda serão estabelecidas.

Faixas exclusivas
Na capital federal, a política de mobilidade busca otimizar o fluxo dos coletivos e, consequentemente, a vida dos passageiros. Desde 2019, novos corredores e faixas exclusivas fazem parte do trânsito.

Atualmente, o DF tem faixas exclusivas na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), na EPTG, na W3 Sul, na W3 Norte, na ESPM e no Eixo Monumental. A cidade também conta com o corredor exclusivo de BRT na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), no sentido Gama e Santa Maria. Ao todo, já são quase 150 quilômetros de extensão.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*